Secundária de Felgueiras recebeu ações do Programa CER+ assinalando o Dia Internacional da Não-Violência

Quase uma centena de alunos e professores da Escola Secundária de Felgueiras acolheram com entusiasmo as ações desenvolvidas pela Associação Mães² no âmbito do projeto que está a desenvolver. Da dinâmica das cinco sessões realizadas nasceu o embrião de uma futura Carta de Compromisso para a Não-Violência na Escola.

A manhã do dia 3 de outubro transformou-se um período letivo bem diferente para os alunos de quatros turmas do 7º ano e de uma turma do 9º da Escola Secundária de Felgueiras que receberam o embaixador do Projecto CER+ da Associação Mães², Joaquim Amândio Santos, para abordar a questão da Não-Violência e da Paz, assinalando o Dia Internacional da Não-Violência, celebrado anualmente a 2 de outubro, data que assinala o aniversário de Mahatma Gandhi, um dos maiores ícones da resistência contra a violência.

Durante as cinco aulas bem especiais, embaixador, professores, alunos e alunas assumiram uma colaboração muito dinâmica no sentido de dar especial ênfase ao combate às situações de risco de confronto e violência em contexto escolar, familiar e no seio das comunidades, com especial destaque para o bullying, a xenofobia, o racismo, a violência de género e, particularmente, a violência no namoro, motivando cada um e todos os intervenientes a serem proativos na defesa do respeito mútuo, entreajuda, proteção dos mais frágeis e defesa integral da solidariedade e da camaradagem entre toda a comunidade escolar.

Um dos momentos altos de cada sessão aconteceu quando o embaixador desafiou os alunos e as alunas a refletirem e colocar e por escrito o que consideravam ser uma pessoa não-violenta e ainda que formas de violência no seu contexto de vida consideravam ser fundamental evitar.

A comunidade escolar respondeu com entusiasmo e, das mais de oito dezenas de contribuições, nasceu o desafio para que sejam agora feitas sessões de trabalho de grupo para compilar todas as contribuições e construir, numa primeira fase, a Carta de Compromisso da Não-Violência em cada turma e, numa fase posterior imediata, a possibilidade de alargar este trabalho a toda a comunidade discente e elaborar a Carta de Compromisso para a Não-Violência na Escola.

O evento foi desenvolvido no âmbito do Projeto CER+ (Mais Cidadania, Educação e Responsabilidade), que tem como objetivo sensibilizar os estudantes do 3.º ciclo e do ensino secundário para as questões da Cidadania, mais especificamente na Igualdade de Género e de Oportunidades entre homens e mulheres. O projeto tem a duração de 36 meses, tendo iniciado a 04 de novembro de 2019 e término a 30 de dezembro de 2022.

O projeto  CER + é financiado pelo POISE-Programa Operacional da Inclusão Social e do Emprego, cofinanciado pelo Portugal 2020 e pelo Fundo Social Europeu.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.