Secundária de Felgueiras é palco de ação de sensibilização “E se fosse Contigo?”

A artista Marian Van Der Zwaan será a protagonista de cinco dias de sensibilização para a temática do tráfico humano de crianças e jovens mulheres junto da comunidade escolar da Escola Secundária de Felgueiras. A ação é inserida no projeto CER+ Cidadania, Educação e Responsabilidade, promovido pela Associação Mães ao Quadrado.

Associação Mães ao Quadrado em parceria com a artista Marian Van Der Zwaan vão promover na semana de 04 a 08 de abril de 2022, ações de sensibilização intituladas “E se fosse Contigo?”, para alunos e alunas do ensino secundário da Escola Secundária de Felgueiras.

“O Projeto E se Fosse Contigo? resultou de uma parceria original entre Associação O Ninho e a artista Marian Der Zwaan e do mesmo nasceu o filme agora em destaque nesta ação em Felgueiras. A película teve direção de Kevin Raposo e produção de Marian Van Der Zwaan.

Narra a saga de Mona, jovem romena que foi traficada para Portugal para se prostituir num carro, alimentando uma rede de tráfico de mulheres.

A história foi vista no “Escritório” um carro vermelho forrado a branco e que lentamente ficava sujo por centenas de estudantes que tiveram a oportunidade de testemunhar a história dramática de Mona.

Durante a semana da ação, centenas de estudantes e docentes da Escola Secundária de Felgueiras, vão poder entrar no “Escritório” e vivenciar a história de Mona.

A ação está englobada no Projeto CER + Cidadania, Educação e Responsabilidade, projeto promovido pela Mães2, Associação sem fins Lucrativos, que está em execução na zona norte de Portugal e que conta já com 79 ações de sensibilização para um total de 732 alunos e alunas e do 3º Ciclo e ensino secundário, com temas relacionados com Direitos Humanos no Desporto, Violência no Namoro, Igualdade de Género e de Oportunidades, Cidadania no Desporto, a Deficiência trocada por Miúdos e outros temas relacionados com projetos de intervenção social, envolvendo psicólogos, desportistas, comunicadores, animadores sociais culturais e outros técnicos superiores especializados e com larga experiência de vida relacionada com as temáticas abordadas.

O objetivo estratégico do projeto é sensibilizar estudantes do 3.º ciclo e do ensino secundário para as questões da Cidadania, mais especificamente na Igualdade de Género e de Oportunidades entre homens e mulheres, levando às escolas, oradores/as conceituados com experiências de vida que promovam o despertar de consciências para uma Cidadania mais ativa entre os estudantes.

Em execução desde novembro 2019, o projeto conta com parcerias formais do Colégio de Amorim, Agrupamento de Escolas de Vilela, Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos, em Felgueiras, Escola Profissional de Fafe e a Psiporto. A Mães² – Associação Portuguesa de Mulheres com Filhos, foi criada em 2013 e tem como principal mote melhorar a vida das mulheres portuguesas com filhos e aposta no investimento da defesa e divulgação das questões da Igualdade de Oportunidades.

Partilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.