Mães² e Associação Salvador levaram missão de sensibilização para a inclusão às escolas

Assinalando o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, as duas instituições promoveram atividades de sensibilização em três escolas do distrito do Porto, que abrangeram alunos, professores e restante comunidades escolares. As ações foram promovidas no âmbito do projeto CER+, que está a ser desenvolvido pela Associação Mães².

O testemunho de quem “sofre na pele” e no dia-a-dia todas as barreiras e todas as incompreensões de uma sociedade que, por vezes, ainda continua lenta na mudança de mentalidades e processos, foi ao encontro da sempre alta capacidade de escutar e questionar dos jovens e das crianças em contexto escolar.

Este foi o mote para três dias de sensibilização para as dificuldades que a sociedade atual ainda causa aos cidadãos portadores de deficiência em geral e, no caso, aos portadores de deficiência motora, promovidos pela Associação Mães², em parceria com a Associação Salvador.

O palco foi repartido pelo Agrupamento de Escolas de Vilela, que incluiu a Escola Básica e Secundária instalada na cidade de Rebordosa e a sua congénere da vila de Vilela, ambas no concelho de Paredes, bem como a Escola Secundária de Felgueiras.

Ao longo de três dias, “embaixadores” da Associação Salvador responsáveis do projeto CER+ da Mães² marcaram encontro com mais de três centenas de alunos para sessões de sensibilização e, no caso da Escola Básica e Secundária de Vilela, para a realização de “peddy-papers” nas áreas ao ar livre da escola e em alguns pontos das áreas comuns interiores, para que os alunos pudessem vivenciar as dificuldades que os “embaixadores” rapidamente demonstravam existir e que tornam muito difícil a qualidade de vida de quaisquer elemento da comunidade escolar que seja portador de deficiência motora.

No fecho, alunos e demais elementos da comunidade escolar preencheram inquéritos que relevaram o impacto das ações e a forma como a comunidade escolar absorveu a mensagem dos embaixadores eu a Associação Salvador colocou ao dispor da ação promovida pela Mães² e integrada no projeto CER+

A Associação Salvador atua na área da deficiência motora e foi fundada por Salvador Mendes de Almeida em 2003.

Já a Mães² – Associação Portuguesa de Mulheres com Filhos, foi criada em 2013 e tem como principal mote melhorar a vida das mulheres portuguesas com filhos e aposta no investimento da defesa e divulgação das questões da Igualdade de Oportunidades, devido os flagelos visivelmente existentes, nomeadamente, entre as jovens, apostando da conceção e implementação de projetos que contribuam para a mudança de mentalidades, como é o caso deste CER+, que tem como objetivo sensibilizar os estudantes do 3.º ciclo e do ensino secundário para as questões da Cidadania, mais especificamente na Igualdade de Género e de Oportunidades entre homens e mulheres. O projeto tem a duração de 36 meses, com início a 04 de novembro de 2019 e término a 04 de novembro de 2022.

O Projeto CER + aborda ainda temas relacionados com a Violência no Namoro, Direitos Humanos no Desporto e Cidadania no Desporto.

Após o interregno natalício e de ano novo e tendo sempre em conta as limitações causadas pelo combate à pandemia da Covid-19, estão já acordadas novas ações que, para além das escolas agora envolvidas, irão a outros espaços escolares da zona norte de Portugal.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.